1 2 3 4

Lulu: uma adolescente de sucesso

Gente, eu pedi a uma amigo (Iury) pra achar essa postagem pra mim. É uma entrevista com o Daniel Stycer e o Maurício de Souza. Eu separei as partes que falam sobre a LT, mas para ler o post completo, clique AQUI.

Renovação é a palavra chave para explicar o sucesso editorial de duas revistas em quadrinhos impressas em plena era digital. Originalmente, tanto a dentuça Mônicaquanto a feminista Luluzinha já são umas senhoras. Mas ambas foram submetidas a um processo de rejuvenescimento, originando novos produtos. 

Em apenas um ano de vida, Luluzinha Teen já chegou a marca de 80 mil exemplares por edição. Por sua vez, a Turma da Mônica Jovem se aproxima do segundo ano de circulação vendendo acima de 400 mil unidades. E que ninguém ouse falar em concorrência. O próprio Mauricio de Sousa prefere dizer que todos são participantes de mercado, e afirma que há espaço para todo mundo:

---- Cada lançamento gera mais leitores e isso é salutar para todos. Mais ainda para os leitores que podem escolher, criticar ou paparicar alimentando seu interesse.

O editor Daniel Stycer, da Ediouro, concorda que existem semelhanças, mas também diferenças:

---- A Turma da Mônica Jovem é um ótimo produto, assim como quase tudo o que Mauricio de Souza faz. Mas acredito que a TMJ se destina a um público um pouco mais jovem que Luluzinha Teen. Diferentemente da TMJ, que começou investindo bastante no universo fantástico, nossas temáticas sempre foram mais voltadas para o mundo real.

Porém, ambos mostram-se muito felizes com os resultados de seus lançamentos. 

--- Confesso que superou até nossas expectativas. – diz Mauricio. --- Isso só aumenta nossa responsabilidade com todos esses antigos e novos leitores que abraçaram a idéia. Nesses dois anos sentimos que estamos no caminho certo, mas que não podemos nos acomodar no sucesso. É um público exigente e que sabe o que quer.

Stycer, por sua vez, frisa o posicionamento do novo produto:

--- Estamos bastante satisfeitos por termos conseguido consolidar a Luluzinha Teenem tão pouco tempo. Neste curto período, atingimos uma participação no mercado bastante significativa no segmento que atuamos, ocupando o 2º lugar.

Daniel Stycer editor da Luluzinha Teen

Stycer, editor da Luluzinha Teen: satisfeito com o 2o lugar no mercado.

LIQUE EM LER MAIS


DIÁLOGO CONSTANTE COM O LEITOR
Parecido ou não, o fato é que tanto a revista produzida em São Paulo quanto a elaborada no Rio de Janeiro pegaram carona em temas e ídolos do momento. Quando o filme Alice no País das Maravilhas, de Tim Burton, estreou nos cinemas brasileiros, rapidamente saiu uma versão em dois exemplares com a Turma da Mônica Jovem no papel dos protagonistas. Da mesma forma, Luluzinha teve uma edição chamada “Depois do Crepúsculo”.

Desde a primeira edição, em junho de 2009, quando tivemos a participação da Pitty, que procuramos trazer para a revista elementos do cotidiano dos jovens. Isto faz com que a gente esteja ligado em temas do dia a dia deles e também de seus ídolos. – explica Daniel. ---- O especial Crepúsculo teve relação direta com "a invasão dos vampiros" na literatura e no cinema. Nada impede que Lulu participe de outras sagas.
TMJ e Luluzinha Teen no Caderno B 17-07-2010
Houve também uma grande transformação social. O adolescente de hoje é bem diferente de 50 anos atrás, não existe mais a distinção entre o “Clube do Bolinha” e o “Clube da Luluzinha”.

---- O que mudou, a nosso ver, é que até o início da adolescência, principalmente, meninos e meninas hoje em dia têm muito mais facilidade de se relacionar do que tiveram outras gerações. As barreiras caíram. Meninas jogam futebol, trocam figurinhas, garotos não têm vergonha de mostrar que são vaidosos. --- explica Daniel.

---- Lulu quer sempre surpreender seus leitores. --- diz Stycer, destacando também ações interativas como o hotsite "participe da história", o especial do catálogo de moda e as edições especiais como a que foi escrita pela Thalita Rebouças (amigos.com.voce). 

Luluzinha Teen e sua turma jovem

2 comentários:

  1. De: Bruno Valério
    Cada vez mais gosto da LT

    ResponderExcluir
  2. Ainda prefiro TMJ. Gosto de coisas inovadoras, e não os mesmos problemas do mundo real. Sem ofensas.

    ResponderExcluir