1 2 3 4

Na Onda da Sustentabilidade 3: Rio +20


Olá, internautas! Tudo bom?
Vocês já devem ter notado que ultimamente estamos falando bastante sobre sustentabilidade aqui no blog, né? Mas isso tem um motivo nobre: a nossa Turma está super engajada em colaborar para um mundo melhor e queremos muito que vocês também se movimentem para isso. Vamos nessa? ;)

Como a Glorinha adiantou no post dela (veja aqui se você ainda não leu! rs), está acontencendo no Riode Janeiro, de 13 a 22 de junho, um evento super importante envolvendo governantes e líderes de diversos países. Trata-se da Rio +20,  a Conferência das Nações Unidas Sobre o Desenvolvimento Sustentável.
UAU! Pelo nome deve ser coisa bastante séria, né?! E é mesmo! Durante este encontro, os países discutirão algumas soluções que podem ajudar a diminuir a pobreza, promover maior igualdade social e garantir a segurança ambiental do nosso planeta, que tem lidado com um grande índice de aumentopopulacional. O objetivo maior é olhar para o futuro e discutir o mundo que queremos ter daqui a 20 anos.
Eu andei lendo sobre o assunto e descobri algumas coisas que me deixaram bastante pensativa.  Às vezes a gente não tem ideia do tanto de coisas que acontecem pelo mundo. Querem ver só?
Vocês sabiam:
  • - que uma em cada cinco pessoas ainda não tem acesso a fontes de modernas de eletricidade?
  • - que 828 milhões de pessoas vivem hoje em favelas, e este número continua aumentando?
  • - que pequenas propriedades rurais, ainda dependentes da chuva para irrigação, são responsáveis por 80% dos alimentos em países em desenvolvimento?
  • -  que uma média de 5 mil crianças morrem de doenças que poderiam ser evitadas, todas relacionadas à falta de água e/ou saneamento básico?
  • - que os oceanos cobrem três quartos da superfície do planeta, representando 97% de toda a água existente na Terra?
  • - que desde 1980, a seca e a fome mataram mais de 558 mil pessoas, afetando mais de 1,6 bilhão de pessoas?
Eu também não sabia de nada disso. E agora vocês devem estar se perguntando: – Mas o que eu tenho a ver com isso?
Gente, TODOS NÓS temos muito a ver com isso. Temos que nos preocupar desde já com a saúde do nosso planeta. E com medidas simples, podemos ajudar! Podemos organizar coletas de lixo seletiva na nossa escola, no nosso condomínio e até na nossa casa. Podemos economizar água na hora de tomar banho e dar descarga no banheiro. Podemos nos lembrar de nunca jogar lixo no chão. Podemos nos lembrar também de nunca desperdiçar comida. E podemos ainda dividir o que é nosso com os mais necessitados.
Então, que tal começarmos com essas pequenas (porém muito importantes) medidas, enquanto osgrandes governantes decidem a melhor maneira de produzir mais alimentos com menos recursos, melhorar a questão da preservação ambiental e a diminuição da pobreza? Vamos nessa?
Ah, eu também descobri que podemos participar da Rio +20 através da campanha “Eu Sou Nós“, lançada pela ONU (Organização das Nações Unidas). Vários artistas e celebridades já aderiram à campanha! Vejam o vídeo e saibam como participar.
É isso aí, geeks! Mãos à obra por um mundo melhor! Ajudem a compartilhar esta ideia repassando para seus amigos, professores e familiares. Ah, que tal quem tiver um blog, fazer um post bem legal com dicasde sustentabilidade? Depois vocês podem colocar aqui nos comentários os links pra gente dar uma olhada!

Um grande beijo pra vocês e até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário